Vou começar hoje um estudo acerca dos títulos de Nossa Senhora, começando por Nossa Senhora do Desterro.
Este título de Nossa Senhora do Desterro se refere à parte da história bíblica em que a Sagrada Família é obrigada à fugir para Egito para sua proteção. Como citado abaixo:
" Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar”.José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. "
Percebemos então que Maria, Jesus e José foram obrigados a sair de sua terra Natal a fim de proteger Jesus. Quantos não passam pela mesma situação? Quantos fogem de seus lares por conta de guerras, fomes, doenças, buscando um lugar melhor?
Por isso seu título é "Desterro" que quer dizer "fuga" ou "exílio", é venerada na Italia com o nome de 'Madonna degli Emigrati' (Mães dos imigrantes) e Our Lady of Exile (Nossa Senhora do Exilio).
Para aqueles que saíram, obrigados ou não, de sua terra natal em busca de melhor condição de vida, recomenda-se a devoção à Nossa Senhora do Desterro, pois ela sabe como se sentem; imaginemos Maria, que fazia poucos dias que tinha dado à luz Jesus e agora se aventurava pelo deserto com um frágil recém-nascido, o Filho de Deus, um tesouro que deveria sim ser protegido.
O arcebispo de Braga Dom José e o Arcebispo do Porto Dom Américo apontam como virtudes desta devoção:
Todos os fiéis cristãos que rezarem
diariamente e divulgarem esta oração à Nossa Senhora do Desterro, verão a
extinção de todos os castigos que houverem contra eles; nem fome, nem peste,
nem guerra, nem doenças contagiosas lhes afligirão. Os seus inimigos não terão
mãos nem poder de ofendê-los, nem roubá-los. Resistirão às tentações de satanás
e dos demônios. Pragas, ratos e formigas lhes serão desterrados das lavouras.
Todos os que tiverem confiança nas misericórdias da grande Mãe de Nosso Senhor
Jesus Cristo, serão felizes nos seus negócios e nas viagens. Não morrerão sem
confissão e estarão livres da morte repentina. Aprovada pelo Arcebispo de
Braga, Dom José e pelo Arcebispo do Porto ( MG ), Dom Américo, em
08-05-1972.
Esta devoção chegou ao Brasil por meio dos portugueses, a festa de Nossa Senhora do Desterro ocorre no dia 02 de abril e ela é patrona dos refugiados, daqueles que por algum motivo tiveram que sair de sua terra.
Como vocês podem ver acima, os devotos terão proteção contra fome, pestes doenças, e contra as tentações do inimigo, além disso podem pedir também uma boa acolhida em sua nova terra, esperando a prosperidade nos negócios e nas viagens.
Eu acredito que também outros que se vêem obrigados a sair de sua cidade para outra em busca de melhorias podem recorrer a Nossa Senhora do Desterro. No meu caso, eu trabalho em outra cidade, que é distante e até chegar lá psso por perigos invisíveis aos meus olhos, mas que mesmo assim Deus me preservado.
Roguemos pois, a santa Mãe de Deus para que sejamos protegidos dos males e bem acolhidos em um lugar distante do nosso lar.
TERÇO DE NOSSA SENHORA DO DESTERRO
Sinal da Cruz; 1 Creio; 1 Pai Nosso; 3 Ave Marias
Nas contas grandes:
Nossa Senhora do Desterro, assim como vosso filho, Jesus
Cristo, foi desterrado de Belém para o Egito; desterrai agora e para sempre
(dizer o nome da pessoa) de toda e qualquer armação do inimigo, visível e
invisível. E dai a todos a mesma luz que tiveram os três reis magos até
chegarem a Jesus. Amém.
Nas contas pequenas:
Nossa Senhora do Desterro, desterrai não demorai.
Finalizando o terço:
Nossa Senhora do Desterro, olhai para nós, vossos filhos, apreensivos
e inseguros, neste vale de lágrimas, a caminho da Pátria definitiva. Depois
deste desterro, ó Mãe carinhosa, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso
ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Nossa Senhora do
Desterro, acompanhai-nos na travessia do deserto da vida, até alcançarmos o
Oásis eterno, o Céu. Amém.
Salve Rainha
ORAÇÃO DE NOSSA SENHORA DO DESTERRO
Ó Bem-aventurada Virgem Maria, mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo Salvador do Mundo, Rainha do Céu e da Terra, advogada dos pecadores, auxiliadora dos cristãos, protetora dos pobres, consoladora dos tristes, amparo dos órfãos e viúvas, alívio das almas penantes, socorro dos aflitos, desterradora das indigências, das calamidades, dos inimigos corporais e espirituais, da morte cruel dos tormentos eternos, de todo bicho e animal peçonhentos, dos maus pensamentos, dos sonhos pavorosos, das cenas terríveis e visões espantosas, do rigor do dia do juízo, das pragas, dos incêndios, desastres, bruxarias e maldições, dos malfeitores, ladrões, assaltantes e assassinos.
Minha amada mãe, eu prostrado agora aos vossos pés, com piedosíssimas lágrimas, cheio de arrependimento das minhas pesadas culpas, por vosso intermédio imploro perdão a Deus infinitamente bom.
Rogai ao vosso Divino Filho Jesus, por nossas famílias, para que ele desterre de nossas vidas todos estes males, nos dê perdão de nossos pecados e nos enriqueça com sua divina graça e misericórdia.
Cobri-nos com o vosso manto maternal, ó divina estrela dos montes.
Desterrai de nós todos os males e maldições.
Afugentai de nós a peste e os desassossegos.
Possamos, por vosso intermédio, obter de Deus a cura de todas as doenças, encontrar as portas do Céu abertas e convosco ser felizes por toda a eternidade.
Amém.
Comentários
Postar um comentário