Sermões de Santo Antônio: Sermão do Domingo da Sexagésima
Vou fazer essa semana meditações a respeito de alguns sermões de Santo Antonio, buscando compreender seu pensamento e seu legado, já que foi nomeado Doutor em 1946 pelo papa Pio XII.
Esse Sermão de santo Antonio, foi muito inspirador. Sua linguagem apesar de ter muitas alegorias, não foi de dificil compreensão, muito pelo contrário, ao sempre ir comparando ajudando a formar um imaginário possibilitando, ao reler a parábola do semeador, um olhar difrente.
Termino com a citação do parágrafo final do Sermão do Domingo da Sexagésima:
· “Rogamos-te, pois, Senhor Jesus, que nos faças terra boa, capaz de receber a semente da tua palavra e produzir fruto digno de penitência, para que possamos viver eternamente na tua glória. Auxilia-nos, tu que és bendito por séculos de séculos. Assim seja.”
SANTO ANTÔNIO, ROGAI POR NÓS!
http://almasdevotas.blogspot.com/2012/02/sermao-do-domingo-da-sexagesima.html
Sabemos que Santo Antonio foi um grande pregador, e por conta de sua vasta cultura, não tinha o hábito de escrever seus sermões, falando apenas pelo coração. Mas alguns de seus irmãos lhe pediram para escrever textos/sermões, para que lhes ajudasse na sua formação e na espiritualidade. Assim, Santo Antonio escreveu os semões: 77 que foram compilados, após sua morte e reunidos em um livro chamado Semões Dominicais e Festivos.
Hoje li o Sermão do Domingo da Sexagésima.
Primeiramente, Sexagésima é o nome dado ao segundo domingo ates da quarta feira de cinzas.
Neste sermão, Santo Antonio faz uma paralelo muito interessante entre a Arca de Noé e a parábola do semeador.
Na Arca de Noé Deus da as medidas necessárias:
"Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora.Faça-a com cento e trinta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura e treze metros e meio de altura.Faça-lhe um teto com um vão de quarenta e cinco centímetros entre o teto e o corpo da arca. Coloque uma porta lateral na arca e faça um andar superior, um médio e um inferior."
Gn 6, 14-16
Na parábola do semeador:
"O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram.
Parte dela caiu sobre pedras e, quando germinou, as plantas secaram, porque não havia umidade.
Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram com ela e sufocaram as plantas.
Lucas 8:5-7
Gn 6, 14-16
Na parábola do semeador:
"O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram.
Parte dela caiu sobre pedras e, quando germinou, as plantas secaram, porque não havia umidade.
Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram com ela e sufocaram as plantas.
Lucas 8:5-7
Sermão do Domingo da Sexagésima
Santo Antonio faz uma analogia entre essas duas histórias bíblicas. Noé é Jesus e a arca é a Igreja. A madeira, material necessário para fazer a arca, são os santos, o revestimento são a misericórdia e a caridade. O comprimento da Arca de trezentos côvados simboliza as ordens existentes: pelados, celibatários e os casados, largura se refere aos penitentes e a altura aos fiéis.
Vemos portantos todos os elementeos que formam a Igreja de Cristo, isto é a sua Arca, da qual nenhum desses elementos pode faltar e que foram dispostos por Deus.
Além disso, Jesus também é o semeador, e a semente é a palavra de Deus. Foi para isso que ele veio ao mundo para mostrar Deus às suas criaturas e salvá-las da perdição.
Santo Antonio compara a semente que caiu à beira do caminho com o primeiro ompartimento da Arca que ele chama esterqueira. É neste lugar que ficam os luxuriosos, aqueles que merecem ser calcados pelos demonios, gerando os seguintes vermes: fornicação, adultério, incesto e pecado contra a natureza.
"A simples fornicação, solteiro ou solteira, é pecado moral; e fornicação significa morte da forma, morte da alma, formada à semelhança de Deus. O adultério é uma espécie de aproximação ao tálamo de outrem. O incesto é o abuso de consangüíneas ou afins. Há pecado contra a natureza quando de qualquer modo se derrama sêmen fora da matriz da concepção, isto é, fora do útero da mulher."
Em seguida ele fala das semente que cai no terreno pedregoso, referente ao armazém da Arca de Noé. São aqueles falsos religiosos, que vivem de aparência, orgulhosos da sua parte exterior, ou seja, os soberbos, justamente porque lhe faltam a raiz que é a humildade.
"Sob o hábito religioso e à sombra de falso nome apetecem ser louvados, revestem certo fingimento pessoal de perfeição junto dos homens; querem parecer santos, mas não o querem ser. "
E por fim as sementes que caem entre os espinhos, que se refere ao compartimento dos animais ferozes. Santo Antonio os relacioa com os avarentos e os usurários.
·"os espinhos das riquezas e os animais ferozes das usuras sufocam a palavra tão constantemente semeada, e por este motivo não produzem fruto de penitência."
E quanto à queles que ficaram na terrra boa?
A semente que caiu em terra boa rendeu frutos trinta, outra sessenta e outra cem por um, são relacionados aos do compartimento com animais mansos, homens e aves.
Os animais mansosse referem aos fiéis casados e que produzem fruto 30 por 1; os homens são aqueles que são homens de ação, fazem vigilia, penitencia, pregam a palavra, jejuam, esses produzem frutos 60 por 1; e as aves, se referem aqueles que estão nos ares da virtudes, que seriam as virgens e os contemplatvios, prouzindos frutos 100 por 1.
Além disso, Jesus também é o semeador, e a semente é a palavra de Deus. Foi para isso que ele veio ao mundo para mostrar Deus às suas criaturas e salvá-las da perdição.
Santo Antonio compara a semente que caiu à beira do caminho com o primeiro ompartimento da Arca que ele chama esterqueira. É neste lugar que ficam os luxuriosos, aqueles que merecem ser calcados pelos demonios, gerando os seguintes vermes: fornicação, adultério, incesto e pecado contra a natureza.
"A simples fornicação, solteiro ou solteira, é pecado moral; e fornicação significa morte da forma, morte da alma, formada à semelhança de Deus. O adultério é uma espécie de aproximação ao tálamo de outrem. O incesto é o abuso de consangüíneas ou afins. Há pecado contra a natureza quando de qualquer modo se derrama sêmen fora da matriz da concepção, isto é, fora do útero da mulher."
Em seguida ele fala das semente que cai no terreno pedregoso, referente ao armazém da Arca de Noé. São aqueles falsos religiosos, que vivem de aparência, orgulhosos da sua parte exterior, ou seja, os soberbos, justamente porque lhe faltam a raiz que é a humildade.
"Sob o hábito religioso e à sombra de falso nome apetecem ser louvados, revestem certo fingimento pessoal de perfeição junto dos homens; querem parecer santos, mas não o querem ser. "
E por fim as sementes que caem entre os espinhos, que se refere ao compartimento dos animais ferozes. Santo Antonio os relacioa com os avarentos e os usurários.
·"os espinhos das riquezas e os animais ferozes das usuras sufocam a palavra tão constantemente semeada, e por este motivo não produzem fruto de penitência."
E quanto à queles que ficaram na terrra boa?
A semente que caiu em terra boa rendeu frutos trinta, outra sessenta e outra cem por um, são relacionados aos do compartimento com animais mansos, homens e aves.
Os animais mansosse referem aos fiéis casados e que produzem fruto 30 por 1; os homens são aqueles que são homens de ação, fazem vigilia, penitencia, pregam a palavra, jejuam, esses produzem frutos 60 por 1; e as aves, se referem aqueles que estão nos ares da virtudes, que seriam as virgens e os contemplatvios, prouzindos frutos 100 por 1.
- Conclusão
Esse Sermão de santo Antonio, foi muito inspirador. Sua linguagem apesar de ter muitas alegorias, não foi de dificil compreensão, muito pelo contrário, ao sempre ir comparando ajudando a formar um imaginário possibilitando, ao reler a parábola do semeador, um olhar difrente.
Termino com a citação do parágrafo final do Sermão do Domingo da Sexagésima:
· “Rogamos-te, pois, Senhor Jesus, que nos faças terra boa, capaz de receber a semente da tua palavra e produzir fruto digno de penitência, para que possamos viver eternamente na tua glória. Auxilia-nos, tu que és bendito por séculos de séculos. Assim seja.”
SANTO ANTÔNIO, ROGAI POR NÓS!
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